Animes e Mangás: Shoujo e variantes. Gêneros Parte 1
em 21/07/2013

♥Shoujo: Conhecido como “A arte das mulheres.” já que geralmente são mulheres as autoras desse gênero…

kaichou comedia

Mas como se escreve? Shoujo, shojo ou shojô? Na verdade, as três formas de falar ou grafar esta palavra japonesa no alfabeto ocidental estão corretas, mas eu prefiro  ”Shoujo”, e vocês?

misaki

“Shoujo” quer dizer “Moça” em japonês, a mulher dos 12 aos 16 anos. No entanto, mundialmente, shoujo é a expressão conhecida por designar desenhos animados japoneses (Animes) ou mangás criados para garotas entre 10 e 17 anos.

kaichou romantic

São histórias essencialmente românticas, ligeiramente cômicas ou dramáticas, com protagonistas adolescentes.

kaichou fantasia

Importante: Eu usei imagens de “Kaichou wa Maid-sama!” (A Presidente é uma Empregada!) como referencia, mas também é possível encontrar shoujo mais adulto, picante, intelectualizado ou ainda histórico, de ficção cientifica e até de terror…Essas variações ocorreram devido ao aumento da popularidade deste genero, e também tiveram que ser classificadas. Falaremos sobre as mais destacadas…

♥Josei: Josei é a “irmã mais velha” do Shoujo, sendo voltado para o público feminino acima dos 18 anos. Diferente das histórias idealizadas e puras comuns do Shoujo, o Josei trata de temas do cotidiano da mulher adulta com temas mais sombrios e realistas, entrando sem medo em campos como gravidez, sexo, violência e amores não concretizados. Ou até mesmo temas mais complexos como a homossexualidade.

paradise

Foto: Paradise Kiss
O Josei não é muito conhecido pelo público ocidental, sendo que muitos deles são até confundidos como Shoujo. É o caso de Paradise Kiss, Nomade Cantabile e Honey and Clover.

♥Yuri: Yuri é um gênero de mangá que descreve as relações românticas entre garotas, podendo ir do romance mais leve até conteúdo explicito de sexualidade.

aoihana

Foto: Aoi Hana
O contexto das histórias varia de acordo com o público. Com cenas eróticas para o público masculino e histórias românticas para o público feminino.

♥Yaoi: O Yaoi é muito comum entre os Doujinshis ( Fanzines japoneses). O Yaoi surgiu justamente nesse campo em que histórias oficiais eram satirizadas no meio independente com os mesmos personagens famosos, porém, com histórias que tratavam de relações hoomosexuais entre homens.

sekai

Foto: Sekaiichi Hatsukoi
Não demorou muito para que editoras e empresas responsáveis pela criação de animes e mangás percebessem que havia um gênero novo a ser explorado, assim nasceram histórias como Gravitation, Sekaiichi Hatsukoi e Junjou Romantica.

Até aqui >> Fonte: Almanaque Shoujo Mangá – Livros Escala

 ♥Mahou Shoujo: Mahou Shou ( ou Mahō shōjo) é um sub-genero de anime-mangá shoujo.

Mahou-Shoujo-Madoka-Magica-anime-30360059-1920-1200

Foto: Mahou Shoujo Madoka Magica
Geralmente são personagens femininas jovens com poderes mágicos.

tokyo-mew-mew.

Foto: Tokyo Mew Mew (Conhecido no Brasil como “As super gatinhas”)
Exemplos de animes dessa categoria são Sailor Moon, Sakura Cardcaptor, Tokyo Mew Mew, Shugo Chara, entre outros.

Milena :

Sou uma pessoa bastante eclética. Gosto de livros, músicas, filmes, animes, mangás, séries etc... Dos mais diversos estilos e origens(nacionalidades). Tenho tendencia a ser uma pessoa extremamente complexa e difícil de entender, provavelmente devido a minha "ecleticidade"... Se é que essa palavra existe...

Twitter Facebook GooglePlus